Artista

OTAVIO SCHIPPER

Otavio Schipper (1979) vive e trabalha no Rio de Janeiro e é formado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Através da apresentação de objetos ready-made, como máquinas de telégrafo antigas, diapasões, óculos, cabines de elevadores e postes elétricos, o trabalho de Otavio Schipper conecta os mundos físicos passados com nossas paisagens mentais atuais. Os reinos da imaginação tornam-se presentes em instalações que lidam com a percepção do tempo e a memória cultural dos objetos, levando ao questionamento de fronteiras entre ficção e realidade. Nas instalações de Schipper, o espectador freqüentemente experimenta um espectro de sensações distintas, desde a iluminação até a nostalgia. Elementos da ciência e tecnologia de diferentes períodos levam o espectador a territórios mais próximos dos estados dos sonhos e mergulhos de imaginação, em vez de uma organização sistemática do conhecimento sob a forma de explicações e previsões testáveis sobre o universo.

Desde o início de sua carreira, Schipper participou de diversas exposições individuais e coletivas como “Arte Brasileira Hoje” (2005, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Pinacoteca do Estado de São Paulo), “Nova Arte Nova” (2008, Centro Cultural Banco do Brasil RJ e SP), “The Wizard’s Chamber” (2013, Kunsthalle Winterthur, Suíça), “Sculptures and Objects” (Galleri Specta, Dinamarca), e “Dessiner l’invisible” (2015, Fondation Mindscape, França). Suas individuais, para citar algumas, incluem “Fluido Percurso” (2008) no Paço Imperial, Rio de Janeiro, “Inconsciente Mecânico” (2010) no Centro Cultural Maria Antonia, São Paulo, e na Galeria Anita Schwartz, Rio de Janeiro, a instalação “Empty Voices” para a feira Art Basel Miami Beach, EUA, “Música para Elevador” (2014) no Die Raum, em Berlim, Alemanha.

Pela sua distinta pesquisa e projetos expositivos, em 2015 o artista foi contemplado com a bolsa da Akademie der Künste de Berlim, e apresentou a instalação “Smoking Mirror” na Ernst Schering Foundation, em Berlim, Alemanha. Em 2017 foi novamente contemplado como primeiro residente convidado para o KLAS (Knowledge Link through Art and Science) Award da Max Planck Society, trabalhando como artista residente na Universidade de Groningen na Holanda e nos renomados Institutos Max Planck na Alemanha.

Mais sobre o artista: www.otavioschipper.com

Baixar Curriculo (PDF)

Folha Branca

Exposição

Exposição feita em conjunto pelo artista brasileiro Otavio Schipper e pela artista dinamarquesa Tove Storch, com curadoria da também dinamarquesa Aukje Lepoutre Ravn,enfatizando os dois pontos comuns de interesse dos artistas: a poética e os mecanismos de percepção.

Visitas ao Acervo

Exposição

Group show "Visits to the Collection", presenting the diverse collection of the gallery. Open until 03/31/2018. Free entry.

Art Rio 2017

A galeria apresenta uma serie de obras em suportes e mídias variadas e trabalhos inéditos de seus artistas representados.

Read More


0 Comments1 Minute