Artista

RUBEM LUDOLF

Rubem Ludolf formou-se pela Escola Nacional de Arquitetura em 1955, mesma época que passa a frequentar as aulas de Ivan Serpa no curso livre de pintura do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ) e que passa a particilae Grupo Frente a partir de 1955. Paralelamente a sua atividade como artista plástico, Rubem Ludolf atua como arquiteto.

Participa de cinco edições da Bienal Internacional de de São Paulo e é um dos integrantes da sala especial Arte Construída: homenagem a Waldemar Cordeiro, exibida na 12ª edição da mostra, em 1973.

Ludolf cria obras abstrato-geométricas, nas quais explora as estruturas seriadas, o ritmo e os efeitos óticos, como ocorre em Assimetria Resultante do Deslocamento Simétrico, 1955 ou em Quase Quadrado, 1957. Em Ritmo, 1958, a estrutura é dada pela linha, pela superposição dos planos e por elementos que tendem ao signo gráfico. Na década de 1960, passa a substituir o rigor concretista por uma pintura caracterizada por pinceladas que constroem tramas de cor.


Visitas ao Acervo

Exposição

Group show "Visits to the Collection", presenting the diverse collection of the gallery. Open until 03/31/2018. Free entry.