Duda Moraes
Duda Moraes
1985, Rio de Janeiro | Brasil
Vive e trabalha em Bordeaux, França.
Duda, formada em Desenho Industrial pela PUC-RJ, iniciou sua carreira artística em 2014, após uma imersão em um curso de desenho. Trabalhando previamente no design têxtil, ela trouxe sua experiência na criação de estampas para grandes marcas brasileiras, e a partir de 2017, em sua mudança para a França, começou a incorporar a exuberância tropical e elementos luminosos em suas pinturas. As imagens de vasos de flores, recorrentes em sua obra, são tratadas com uma linguagem contemporânea, utilizando gestos amplos e cores intensas que evocam seu ambiente de origem.
A partir de 2020, Duda expandiu sua prática artística explorando tecidos e colagens, criando composições volumétricas que dialogam com seu trabalho pictórico. Participou de exposições em cidades brasileiras e francesas, incluindo mostras individuais em Bordeaux e coletivas em projetos como Noyau e Diffractis. Além de suas exposições, a artista tem se dedicado à educação artística e cultural, colaborando em oficinas e projetos educativos na França, sendo madrinha do salão de amadores da cidade de Taillan-Médoc.
-
16.Jul.2025 - 23.Ago.2025
VISTAS DE DENTRO – Visita ao Acervo #5
Vistas de dentro reúne 16 trabalhos de artistas representados e convidados, propondo reflexões sobre o lar como espaço simbólico, afetivo e poético. Com curadoria de Cecília Fortes, a mostra marca a quinta edição do programa Visita ao acervo e parte da ideia de casa como extensão do corpo, da memória e da identidade. Entre pinturas, esculturas, fotografias, instalações e vídeo, os trabalhos abordam temas como arquitetura, intimidade, materialidade e transformação.
+ -
10.Jul.2024 - 24.Ago.2024
Duda Moraes – Entre force et fragilité, e a continuação do gesto
Duda Moraes explora em seus trabalhos o gesto, a composição, formas e cores. A natureza é um ponto de partida para esse olhar, as flores com sua ambivalência entre força e fragilidade permitem um amplo campo de possibilidades na expressão da artista, tanto quanto o gesto rápido porém preciso quanto às cores vibrantes que surgem a partir da mistura de formas.
+ -
22.Mai.2024 - 22.Jun.2024
Pinacoteca Botânica
A grande pintura inédita “Thanatos e Eros”, de Yolanda Freyre (1940), em óleo sobre lona com quase 6 metros de largura, e 1,20 m de altura, produzida entre 2022 e 2024, é o ponto de partida desta mostra que transforma a galeria Anita Schwartz em uma pinacoteca botânica. Esta obra icônica é uma síntese de sua história de vida e quase 60 anos de trajetória artística. Em torno desta obra central, Anita Schwartz reuniu 27 trabalhos que abordam a temática botânica em diferentes nuances, “cada um à sua maneira, em estilos e mídias variados: pintura, escultura, desenho, fotografia, objeto". Yolanda possui uma conexão profunda com a paisagem natural, que transborda sensibilidade. Ao nos apresentar a sua floresta, ela nos convida a conhecer um lugar sagrado, intimamente conectado às suas vivências.
+