Notícias


Feiras

Ana Holck Ensaios não-destrutivos

Anita Schwartz Galeria de Arte apresenta a partir de 21 de março de 2012 para convidados, e do dia seguinte para o público, a exposição “Ensaios não destrutivos”, que ocupará o térreo da galeria com trabalhos inéditos da artista carioca Ana Holck, feitos especialmente para esta mostra.

DE 22.Mar.2012 A 12.Mai.2012

Leia o texto da Exposição

Ensaios não destrutivos

Ana Holck, apresenta na exposição “Ensaios não destrutivos” um grupo de esculturas inéditas fruto de sua pesquisa recente que mostra o amadurecimento de sua pratica artística, ao concentrar-se sobre esculturas.

Utilizando sempre elementos de concreto pré-moldado e acrilico, elementos de natureza muito distintas cuja combinação evoca simultaneamente fragilidade e robustez, crueza e refinamento. A artista parte das formas pré-moldadas como o hexágono e o losango que se desdobram bidimensionalmente para em seguida avolumarem-se no espaço. São obras totalmente abstratas, mas que remetem a arquitetura e a cidade, não apenas pelo uso dos materiais urbanos, como os blocos de calçamento, mas também porque alguns trabalhos fazem alusão a obras de engenharia, como a série das Passarelas-Pêndulos e as Torres Armadas, ambas desdobramentos das séries anteriores Passarelas e Torres, que tiveram inicio em 2010.

As passarelas-pendulos utilizam corpos de provas, e o titulo da exposição alude aos ensaios de resistências de materiais. Trata-se de um nome técnico, mas extremamente poético. O conceito das peças esta em subverter a natureza da funcionalidade dessas peças e desses nomes técnicos , dando um novo sentido. E não deixam de ser ensaios, pois as peças tem um alto grau de experimentação, tentativas e erros, ate que de mais ou menos certo.

A artista, que tem em seu currículo inúmeras instalações em importantes instituições do país, entre as quais Bastidor no CCBB e uma recente instalação sem titulo apresentada no Gas Hall do Birmingham Museum and Art Gallery em 2011, está sem apresentar individual em galeria comercial no Rio desde 2006. Em setembro fará individual em São Paulo também, paralelamente a Bienal.