
Gabriela Machado expõe na Casa Roberto Marinho
Inaugurou no dia 11 de dezembro a exposição Alegria aqui é mato – 10 olhares sobre a Coleção Roberto Marinho, com curadoria geral de Lauro Cavalcanti. Gabriela Machado é uma das dez personalidades convidadas a ocupar e fazer a curadoria de uma das salas da Casa Roberto Marinho. A mostra reúne cerca de 200 obras da coleção da instituição em diálogo com trabalhos de artistas convidados e de outras coleções particulares.
Gabriela optou por uma seleção majoritária de pinturas da Coleção Roberto Marinho, em paralelo a trabalhos seus. Para compor sua sala, a artista plástica convidou a poeta portuguesa Matilde Campilho a escrever “um pequeno trecho desse momento”: “A pintura — veja — parece mesmo mover-se entre um paraíso e outro. Essa agitação tênue, ao mesmo tempo próxima e distante, deixa um rastro no chão. Aí é que encontramos as coisas do mundo. Estão marcadas no asfalto. São bichos, são reservatórios de água, são flores, vasos; são balcão de bar e arquibancada, corpo, dança, multidão. Está tudo vivo e morto: são as gotas que restam do respirar do desenho.”
A atriz Fernanda Montenegro, os músicos Adriana Calcanhotto e Paulinho da Viola, o cineasta Antonio Carlos da Fontoura, o fotógrafo Walter Carvalho, o arquiteto Glauco Campello, o designer Victor Burton e os artistas plásticos José Damasceno e Marcos Chaves também são convidados a ocupar e curar salas da instituição.
Na imagem, obra da artista Gabriela Machado “Rabo de pipa” (2018) | Óleo sobre linho | 51 x 56 cm.
Alegria aqui é mato – 10 olhares sobre a Coleção Roberto Marinho
Visitação até 02 de abril de 2023
Instituto Casa Roberto Marinho
Rua Cosme Velho, 1105 – Rio de Janeiro
Tel: (21) 3298-9449