Notícias


Feiras

Jeane Terra: nova artista representada

Jeane Terra: nova artista representada

Jeane Terra: nova artista representada

A Anita Schwartz Galeria de Arte tem o imenso prazer em anunciar a representação da artista Jeane Terra (Minas Gerais, 1975).
 
Jeane Terra pesquisa as subjetividades da memória, as nuances da transitoriedade das cidades e destroços de um tempo, o apagamento urbano e o crescimento desenfreado das urbes.
 
Muitas vezes autorreferente, seu trabalho gravita a usina ruidosa de onde vem a substância de sua memória. Trabalhando com diferentes suportes, se dedica especialmente à pintura, escultura, fotografia e videoarte. Adepta a processos alquímicos, Jeane desenvolveu técnicas em torno do seu trabalho, um deles é a “pintura seca” ou “pele de tinta”, suporte patenteado pela artista que se resume numa mistura de tinta, aglutinante e pó de mármore, decisivo para sua firmeza e maleabilidade. Esse mesmo material estendido sobre a superfície de uma mesa serve para impressões a frio, monotipias, ou para pequenos recortes, dos quais a artista cria imagens fazendo alusão à técnica de ponto-cruz.
 
Nas palavras de Paulo Herkenhoff sobre o trabalho com as peles de tinta em ponto cruz: “… é um enigma do pós-moderno e o pixel, um novo paradigma da lógica da imagem. Jeane articula dois sistemas, sabendo que o pixel é a malha da contemporaneidade. Ao mesmo tempo, recorre à longa tradição vernacular do ponto em cruz. Ela joga com o olhar e sua capacidade de interpretar os signos.”
 
Seja muito bem-vinda, Jeane Terra!