Notícias

Feiras

Maritza Caneca na Casa Cor 2023

Maritza Caneca na Casa Cor 2023

A artista Maritza Caneca participa este ano da Casa Cor no Rio de Janeiro. Com 45 ambientes, a mostra ocupa a icônica residência Brando Barbosa, sob a temática “Infinito Particular”. No espaço Bam Boo Bar, de Gisele Taranto, a artista ocupa a piscina com a instalação “Paisagens Transitórias”.

“A piscina, destituída de seu valor de uso prosaico, é reconfigurada com uma variante: matizada agora de um inesperado cor de rosa, ali flutuam placas circulares, vibrantes, aglutinadas em padrões rítmicos diferenciados, que se fundem na superfície da água, exploram sensações óticas, capturando a paisagem ao redor.

As superfícies convexas em diferentes tamanhos, instaladas nas águas da piscina, colocam o observador numa posição híbrida de experimentação das potencialidades do fazer ver, criando novas possibilidades de significações. A piscina é tratada como uma superfície pictural e ali estão presentes as mutabilidades incessantes da natureza, materializadas na trama dos reflexos em formas circulares, verdadeiros objetos estéticos, uma irradiação do visível, quase como signos pictóricos.”

Vanda Klabin