Notícias


Feiras

Rodrigo Braga apresenta individual no MuseumsQuartier, em Viena

Rodrigo Braga apresenta individual no MuseumsQuartier, em Viena

Rodrigo Braga apresenta individual no MuseumsQuartier, em Viena

“Nullpunkt” (Ponto Zero) é a exposição individual do artista representado Rodrigo Braga, que está em cartaz no MuseumsQuartier, em Viena, desde o dia 26 de setembro de 2024.

Com curadoria da austríaca Verena Kaspar-Eisert, o artista Rodrigo Braga apresenta uma instalação site-specific com objetos, desenhos, fotografias e sons. Na série Ponto Zero, Rodrigo traz um universo de contrastes cromáticos e simbólicos como metáfora do momento extremo em que vivemos, seja no campo político, seja nos assuntos socioambientais.

Entre as obras, estão grandes painéis em lonas de algodão desenhados com carvão, argila e pastel seco, que apresentam queimadas na floresta amazônica baseadas em fotografias produzidas entre os anos 1980 e 90 pelo artista Franz Krajcberg. Dessa maneira Braga cria um elo temporal a partir de duas visões artísticas, que transpassam décadas, sobre fatos que se repetem até hoje.

Em seu universo visual, chamas, carvão e pedras aludem ao chamado “Ponto de não retorno”, como um limite crítico próximo. No entanto, elementos híbridos criados pelo artista (ovos-olhos), fazem contraponto ao cenário estéreo, nos informando sobre o provável nascimento de indivíduos visionários, com novas ideias e concepções de mundo.

Serviço:

Rodrigo Braga “Nullpunkt” (Ponto Zero)

Abertura: 26 de setembro – 23 de fevereiro de 2025.

Mesas redondas: 15 de novembro de 2024. Com a participação da curadora, artistas, ambientalistas e pesquisadores.

Local: MuseumsQuartier – MQ Freiraum

Museumsplatz 1

A-1070 Vienna