Bruno Vilela
-
22.Mai.2024 - 22.Jun.2024
Pinacoteca Botânica
A grande pintura inédita “Thanatos e Eros”, de Yolanda Freyre (1940), em óleo sobre lona com quase 6 metros de largura, e 1,20 m de altura, produzida entre 2022 e 2024, é o ponto de partida desta mostra que transforma a galeria Anita Schwartz em uma pinacoteca botânica. Esta obra icônica é uma síntese de sua história de vida e quase 60 anos de trajetória artística. Em torno desta obra central, Anita Schwartz reuniu 27 trabalhos que abordam a temática botânica em diferentes nuances, “cada um à sua maneira, em estilos e mídias variados: pintura, escultura, desenho, fotografia, objeto". Yolanda possui uma conexão profunda com a paisagem natural, que transborda sensibilidade. Ao nos apresentar a sua floresta, ela nos convida a conhecer um lugar sagrado, intimamente conectado às suas vivências.
+ -
10.Jul.2019 - 24.Ago.2019
Shiva
+ -
23.Jan.2019 - 31.Mar.2019
Visitas ao Acervo 2
+ -
14.Dez.2016 - 04.Mar.2017
O livro de São Sebastião
Anita Schwartz Galeria de Arte apresenta a partir de 14 de dezembro próximo, para convidados, e do dia seguinte para o público, a exposição “O livro de São Sebastião”, com trabalhos inéditos e feitos especialmente para o espaço da galeria pelo artista pernambucano Bruno Vilela (1977), que desde 2001 é atuante na cena nacional e internacional. Serão apresentadas 15 pinturas, das quais sete óleos sobre tela e oito trabalhos sobre papel, onde o artista utiliza diversas técnicas, desde a sobreposição da tinta óleo ao pastel seco e carvão, ao uso da folha de prata. As obras dão sequência à pesquisa do artista sobre arquétipos e mitologias, em que desta vez se aprofunda no universo judaico-cristão e no hermetismo. “Pintar é uma maneira de reproduzir as imagens do inconsciente numa tela. Na impossibilidade de se fotografar sonhos e pesadelos, é possível entrar em estado de sonho através da pintura”, conta Bruno Vilela, que aborda o universo onírico, e investiga memórias ancestrais e pessoais. “Esta exposição é como um livro. Seus textos foram perdidos. Mas suas ilustrações sobreviveram”, diz ele.
+ -
05.Fev.2015 - 14.Mar.2015
A primeira do ano – Pequenos formatos
Anita Schwartz Galeria de Arte, apresenta a exposição "A primeira do ano - Pequenos Formatos", com cerca de 50 obras inéditas e recentes de 22 artistas, como Abraham Palatnik, Ana Holck, Angelo Venosa, Bruno Vilela, Carla Guagliardi, Claudia Bakker, Daisy Xavier, Estela Sokol, Everardo Miranda, Gustavo Speridião, José Paulo, Maria Lynch, Niura Bellavinha, Nuno Ramos, Otavio Schipper, Rochelle Costi, Thomas Florschuetz, Waltercio Caldas, Wanda Pimentel, entre outros.
+