Arthur Chaves
Arthur Chaves
Arthur Chaves
1986, Rio de Janeiro, Brasil
Vive e trabalha no Rio de Janeiro.
Em sua poética de trabalho, Arthur Chaves dedica-se ao desenho em suas múltiplas acepções e produz obras que conciliam pintura, desenho e costura em peças de tecido sem forma definida e rígida. Seu trabalho caminha em uma linha tênue entre instalação, pintura e desenho, utilizando-se de uma profusão de matérias como o tecido, o plástico e dejetos industriais; encontram-se no limiar entre o concluído, o arrematado, e o processo aberto, em constante transformação.
Formado em design de moda pela Universidade Veiga de Almeida (2007), Rio de Janeiro. Entre 2007 e 2016, participou de exposições na Casa França Brasil, Rio de Janeiro; na The School for Curatorial Studies, Veneza; na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, e no Ateliê Subterrânea, Porto Alegre. Atualmente, é professor do curso Procedência e Propriedade no Ateliê Novo Mundo, Rio de Janeiro e artista educador no coletivo Transcrições, uma iniciativa feita em conjunto com mulheres transexuais e travestis expostas ao HIV, promovida pelo Instituto Nacional de Infectologia/Fundação Oswaldo Cruz. Também compõe o júri do 7º Prêmio EDP nas Artes do Instituto Tomie Ohtake.
O artista já teve seu trabalho apresentado, dentre outros, na Galeria Superfície (2019), no Instituto Tomie Ohtake (2018), no Auroras (2018), no EAV Parque Lage (2003); e em outros espaços no exterior, como na Galerie Bernhard (2019), em Zurique, e na The School for Curatorial Studies (2015), em Veneza.