Pedro Varela
Pedro Varela
1981 - Niterói, Rio de Janeiro | Brasil
Vive e trabalha em Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil.
Pedro Varela é um artista plástico que se destaca por sua poética que funde referências literárias e estéticas do barroco, criando pinturas que evocam mundos imaginários e narrativas visuais intricadas. Suas obras exploram a ideia do exótico, frequentemente associada aos trópicos, e refletem um forte caráter onírico, traduzido em uma rica paleta de cores vibrantes e formas psicodélicas, além de composições monocromáticas em preto, branco e azul. Recentemente, o artista experimentou com diversos suportes, como papel, vidro e tecido, utilizando espaços em branco que intensificam a sensação de efemeridade e transformação em seus trabalhos.
Graduado em gravura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, onde se formou em 2005, Varela possui uma sólida formação acadêmica que inclui uma bolsa de iniciação científica pelo CNPq, investigando a pintura brasileira dos anos 80 sob a orientação de renomados professores. Sua trajetória é pontuada por experiências enriquecedoras na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, com atividades em arte e filosofia, além de participações nos Festivais de Inverno da UFMG, consolidando sua atuação no circuito artístico nacional e refletindo sua busca constante pela inovação e expressividade nas artes visuais.
-
22.Mai.2024 - 22.Jun.2024
Pinacoteca Botânica
A grande pintura inédita “Thanatos e Eros”, de Yolanda Freyre (1940), em óleo sobre lona com quase 6 metros de largura, e 1,20 m de altura, produzida entre 2022 e 2024, é o ponto de partida desta mostra que transforma a galeria Anita Schwartz em uma pinacoteca botânica. Esta obra icônica é uma síntese de sua história de vida e quase 60 anos de trajetória artística. Em torno desta obra central, Anita Schwartz reuniu 27 trabalhos que abordam a temática botânica em diferentes nuances, “cada um à sua maneira, em estilos e mídias variados: pintura, escultura, desenho, fotografia, objeto". Yolanda possui uma conexão profunda com a paisagem natural, que transborda sensibilidade. Ao nos apresentar a sua floresta, ela nos convida a conhecer um lugar sagrado, intimamente conectado às suas vivências.
+ -
30.Jun.2022 - 20.Ago.2022
Sentido Comum
Anita Schwartz Galeria de Arte apresenta “Sentido Comum”, exposição coletiva de pintura brasileira contemporânea que inaugura no dia 30 de junho de 2022, 16h às 19h. A exposição reúne obras de artistas que partem de imagens fotográficas retiradas de acervos pessoais, arquivos, revistas, jornais, livros e da internet, para a produção de suas pinturas.
+