
Pedro Varela: novo artista representado.
Pedro Varela (1981, Niterói, RJ), é o novo artista representado pela Anita Schwartz Galeria de Arte.
A paisagem é uma espécie de eixo central na produção de Pedro Varela, e vem sendo explorada pelo artista através de diferentes meios, técnicas e séries. Em seus trabalhos o artista apresenta cidades imaginárias que se dissolvem no vazio, florestas tropicais que evocam nossas raízes culturais mestiças e panoramas que tentam abarcar vivências do mundo real e virtual ao mesmo tempo, entre outras paisagens. Atualmente o artista vem desenvolvendo séries de pinturas monocromáticas e desenhos multicoloridos.
Segundo a curadora Isabel Sanson Portella, “Pedro está seguindo um novo caminho, misturando pinturas e recortes de papel pintado, além das flores de papel, numa tentativa de construir um universo idealizado que em momentos se identifica com o imaginário pré-existente dos trópicos. As pinturas atuais parecem brotar de uma noite escura na qual as flores e plantas se misturam com outras formas e referências artísticas. Nas palavras do próprio artista “um emaranhado psicodélico-barroco-abstrato”!”.
Pedro Varela tem trabalhos nas seguintes coleções: Coleção SESC (São Paulo-SP); Gilberto Chateaubriand/Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ); Montblanc México (Cidade do México); Sprint Nextel Art Collection, Overland Park; Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro (MAR-RJ).