Otavio Schipper
Otavio Schipper
OTÁVIO SCHIPPER
1979, Rio de Janeiro, Brasil
Vive e trabalha no Rio de Janeiro
Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o artista explora a percepção do tempo e a memória cultural dos objetos. Schipper já apresentou seu trabalho em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Berlim, Londres e Paris. O artista foi contemplado, em 2015, com a Berlin Fellowship pela Akademie der Kunste na Alemanha, em 2017 recebeu o Prêmio KLAS pela Max Planck Society, trabalhando como artista residente na Universidade de Groningen na Holanda e nos Institutos Max Planck na Alemanha. Em 2019, foi convidado como artista visitante pelo CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear) na Suiça, e se tornou membro do Advisory Network da Fundação Ernst Schering na Alemanha.
Em suas instalações, elementos de hard science e tecnologias de diferentes períodos levam o público a territórios mais associados a estados de sonho e mergulhos de imaginação, em vez de uma organização sistemática de conhecimentos e previsões sobre o universo. Através da apresentação de objetos como telégrafos antigos, diapasões, óculos, cabines de elevadores e postes elétricos, o trabalho de Otavio Schipper conecta universos passados com paisagens mentais atuais. Os reinos da imaginação e sonho tornam-se presentes e lidam com a percepção do tempo e a memória cultural dos objetos, levando ao questionamento de possíveis fronteiras entre ficção e realidade. O visitante frequentemente experimenta um espectro de sensações distintas, desde a iluminação até a nostalgia. Elementos da ciência e tecnologia de diferentes períodos levam o espectador a territórios mais próximos de mergulhos no imaginário, em vez de uma organização sistemática do conhecimento sob a forma de explicações e previsões testáveis sobre o universo.
-
10.Mai.2023 - 05.Ago.2023
Anita Schwartz XXV
A exposição Anita Schwartz XXV é uma celebração aos 25 anos de aniversário da galeria, onde essa história é contada a partir dos artistas e suas obras. A pesquisa curatorial percorreu o arquivo da galeria, fundada em 1998, em busca de imagens e textos críticos das exposições, feiras e publicações, com o intuito de construir uma linguagem possível sobre as experiências artísticas que moldaram o seu programa.
+ -
23.Jan.2019 - 31.Mar.2019
Visitas ao Acervo 2
+ -
05.Nov.2015 - 06.Fev.2016
Silêncio impuro
Anita Schwartz Galeria de Arte apresenta, a partir do dia 4 de novembro para convidados e do dia seguinte para o público, a exposição “Silêncio impuro”, com 16 obras dos artistas Artur Lescher, Cadu, Carla Guagliardi, Nuno Ramos, Otavio Schipper, Tatiana Blass e Waltercio Caldas. “Nessa mostra o som é um índice, pois as obras operam com o seu lado negativo no qual ele (som) é silenciado. O que existe, ou melhor, aquilo que se expande pelo espaço é a imagem do som, isto é, as mais distintas suposições que podemos ter sobre qual som poderia ser ouvido se finalmente aquilo que o impede (uma amarra, uma solda, ou ainda o livre entendimento de que a obra possa ser compreendida também como uma partitura) fosse revelado ou reinterpretado”, explica o curador Felipe Scovino.
+ -
05.Fev.2015 - 14.Mar.2015
A primeira do ano – Pequenos formatos
Anita Schwartz Galeria de Arte, apresenta a exposição "A primeira do ano - Pequenos Formatos", com cerca de 50 obras inéditas e recentes de 22 artistas, como Abraham Palatnik, Ana Holck, Angelo Venosa, Bruno Vilela, Carla Guagliardi, Claudia Bakker, Daisy Xavier, Estela Sokol, Everardo Miranda, Gustavo Speridião, José Paulo, Maria Lynch, Niura Bellavinha, Nuno Ramos, Otavio Schipper, Rochelle Costi, Thomas Florschuetz, Waltercio Caldas, Wanda Pimentel, entre outros.
+ -
28.Nov.2014 - 17.Jan.2015
Folha Branca
Anita Schwartz Galeria de Arte apresenta, a partir de 27 de novembro de 2014, para convidados e do dia seguinte para o público, uma exposição feita em conjunto pelo artista brasileiro Otavio Schipper e pela artista dinamarquesa Tove Storch, com curadoria da também dinamarquesa Aukje Lepoutre Ravn, curadora do Röda Sten Konsthalle, importante espaço de arte contemporânea na Suécia.
+ -
13.Fev.2014 - 12.Abr.2014
Éter
Anita Schwartz Galeria de Arte apresenta, a partir de 12 de fevereiro de 2014 para convidados, e do dia seguinte para o público, a exposição coletiva “Éter”, com 24 obras de 17 artistas representados pela galeria, sendo três delas – dos artistas Gustavo Speridião e Otávio Schipper – inéditas. As demais obras foram produzidas entre 1999 e 2013, em diferentes técnicas e suportes, como pintura, desenho, escultura, instalação e site specific.
+ -
27.Out.2011 - 07.Jan.2012
Em torno da escultura
Anita Schwartz Galeria de Arte apresenta a partir de 26 de outubro para convidados, e do dia seguinte para o público, a exposição “Em torno da escultura”, que ocupará todo o espaço expositivo da galeria com 18 obras, sendo algumas inéditas, de importantes artistas do acervo, tendo como enfoque a escultura e outras linguagens que exploram a tridimensionalidade. Com curadoria de Guilherme Bueno, a mostra terá obras de Ana Holck, Ana Linnemann, Angelo Venosa, Antonio Manuel, Artur Lescher, Carla Guagliardi, Carlos Bevilacqua, Daisy Xavier, Estela Sokol, Felipe Cohen, Gonçalo Ivo, Gustavo Speridião, Ivens Machado, Otavio Schipper, Romano e Waltercio Caldas.
+ -
24.Nov.2010 - 01.Mar.2011
Desenhos & Diálogos
O acervo da galeria Anita Schwartz, em mostra de desenhos, revela diálogos entre processos artísticos, por intermédio de técnicas e materiais, no jogo de superfícies, tramas, linhas, formas e cor. O desenho enquanto um jogo pensado para estruturar uma escrita, como definiria Jacques Derrida, um vir-a-ser-imotivado do símbolo, reconstitui as mais remotas investigações da arte, quanto as possibilidades com os limites de ver, representar e interpretar as coisas do mundo pelo olhar diverso de cada um. É com este olhar que as obras dos artistas do acervo Anita Schwartz, agrupados em Diálogos, nos favorecem encontros com a leitura da arte. Para complementar estas leituras serão apresentados no contêiner da galeria Vídeos realizados pelo Canal Brasil, do Programa Catálogo, dirigido por Marcos Ribeiro, sobre os processos artísticos onde estarão expostos os processos de Daniel Feingold, Wanda Pimentel, Ana Holk, Carlos Zilio, Marco Veloso, Niura Bellavinha, Gonçalo Ivo, Suzana Queiroga e Ivens Machado.
+ -
25.Nov.2010 - 15.Jan.2011
Inconsciente Mecânico
Anita Schwartz Galeria apresenta a exposição "Inconsciente Mecânico", do artista Otavio Schipper, uma instalação sonora resultado de sua pesquisa iniciada ano passado, que investiga a natureza da linguagem e da comunicação entre objetos. O projeto é feito em parceria com o músico Sergio Krakowski, e consiste em um diálogo entre uma série de antigos telégrafos, de procedências as mais diversas, ruídos telefônicos e vozes sintéticas. Na Anita Schwartz Galeria, Schipper irá mostrar uma instalação derivada da apresentada no Centro Cultural Maria Antônia, em São Paulo, de junho a outubro, que teve curadoria de Paulo Venâncio Filho. Agora, ele introduz um elemento novo, que vai interagir com todo o sistema sonoro criado: uma única e antiga lâmpada de filamento, que vibra de forma intermitente, apontando relações entre a iluminação ambiente e a presença sonora no espaço.
+ -
15.Jan.2010 - 06.Mar.2010
Notas do Acervo
Notas do Acervo, que abre o ano de 2010, ocupa os dois andares da galeria. Formada por 28 trabalhos, dentre os quais há fotografias, esculturas, pinturas e instalações, proporcionando ao público uma amostra da produção brasileira atual, ela reúne artistas protagonistas de exposições anteriores, outros presentes na agenda deste ano, somados àqueles integrados ao time da galeria em 2009, além dos jovens. Dentre os destaques podemos citar Carlos Zílio, Abraham Palatnik, Nuno Ramos, Wanda Pimentel, Arthur Omar, Niura, Bellavinha, Gonçalo Ivo, Ivens Machado, Carlos Vergara, Otávio Schipper, Gustavo Speridião, Estela Sokol, Ronald Duarte, Wagner Morales, dentre outros. A curadoria é de Guilherme Bueno.
+
- A proximidade não consiste na distancia - quatro imagens de Otavio Schipper
- Fluido percurso
- Otavio Schipper - Postal Empire
- Sequências dinâmicas
- Sobre telégrafos e vampiros
-
Diapasões
-
Empty Voices 22
-
O Referente em Estado Sólido
-
Óculos com Diapasão e Moeda
-
Óculos para Ernst Lanzer #2
-
Óculos para Ernst Lanzer #3
-
Óculos para Ernst Lanzer #4
-
Óculos para Ernst Lanzer #5
-
Pequena paisagem
-
Sem Título, Série Parker
-
Sem título, Série Álgebras
-
Sem título 16, Série Algebras
-
Sem Título, Estofas
-
Sem Título, Serie Estofas
-
Sem Título, Série Estofas
-
Suíte "Ernst Lanzer" (Caixa 3)
-
Império postal #2
-
Império postal #1